Database marketing: como aplicar na empresa e melhorar os resultados

Postado por em 6,nov 2017

Database marketing: como aplicar na empresa e melhorar os resultados

Sabe quando você acessa a Netflix e aparece a recomendação de um filme? Ou quando você recebe um e-mail marketing mostrando sugestões de produtos que combinam com a sua última compra? Então, todas essas ações só são possíveis por um motivo: o database marketing.

Se o termo é novo para você ou até já ouviu falar, mas ainda não sabe como ele pode ser útil para a sua empresa, é só continuar a leitura deste post.

O que é database marketing?

Database marketing é um processo que possibilita às empresas desenvolverem e implementarem uma estratégia de marketing e ações de comunicação baseadas em informações contidas em um banco de dados. Sendo assim, a união entre um bom conjunto de métodos mercadológicos, com um suporte adequado de tecnologia, permite qualquer empresa se beneficiar de uma operação de database marketing, aumentando vendas e rentabilidade nos negócios.

Apesar desta estratégia de marketing estar em evidência atualmente, a prática existe há muito tempo. As empresas, de uma forma ou de outra, já se preocupavam em registrar informações sobre os seus compradores. Afinal, quanto mais conhecimento se tem do consumidor, maior a chance de fechar uma venda, pois a oferta pode ser direcionada de acordo com o seu interesse e suas necessidades de compra.

Entretanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento de sistemas como o ERP (Sistema de Gestão Integrada) e depois o CRM (Customer Relationship Management), contribuíram para impulsionar esse tipo de marketing.

A ideia de usar os dados armazenados por esses softwares para tomar decisões mais estratégicas começou nos anos 80. A partir daquela década, o marketing começou a ter mais acesso à base de dados de clientes, para analisar e entender cada vez melhor o perfil do consumidor, consultando dados cadastrais, demográficos e de comportamento de compras.

Ao ter acesso a esse material, a área de marketing percebeu a importância de ter uma ferramenta exclusiva para o segmento e, mais que isso, ter profissionais qualificados para lidar com essa informação. Essa é a essência do database marketing: a combinação entre metodologias desenvolvidas por especialistas em marketing e um sistema de armazenamento e análise de dados.

Qual a sua importância?

A resposta para essa questão é simples: conhecer e se relacionar com o seu consumidor. Ao implementar a metodologia na sua empresa é possível montar estratégias eficientes para o seu negócio baseadas no comportamento do seu cliente.

Dessa forma, a empresa consegue saber quais segmento de clientes deve ativar em um determinado momento, o que fazer para resgatar compradores inativos, conquistar novos consumidores e, a melhor forma de reter e fidelizar os compradores atuais. Assim definindo e atuando sobre todos esses nichos, a empresa certamente garantirá melhores condições de competitividade no mercado.

Importante dizer que, com o acesso cada vez mais fácil aos métodos mercadológicos e as diversas soluções de tecnologia disponíveis no mercado, uma operação de database marketing não é mais uma exclusividade das grandes organizações. Qualquer varejista de pequeno e médio porte tem todas as condições de implementa-la e assim ampliar sua atuação no mercado e os lucros do seu negócio.   

Com as informações obtidas através de uma operação de database marketing é possível:

Elaborar um modelo de segmentação pelo método RVF (recência, frequência e valor)

Com essa metodologia qualquer empresa pode identificar os seus melhores clientes e classifica-los de acordo com as seguintes características:

  • o quão recente foi o contato entre empresa e consumidor;
  • quantas vezes essa interação ocorreu;
  • quanto o comprador trouxe de lucro para a organização.

Criar um programa de fidelidade

Entender como o seu consumidor se comporta é essencial para estreitar o relacionamento e incentivar que ele volte a realizar uma compra com a sua organização. Uma das maneiras mais interessantes de fazer isso é por meio de programas de fidelidade, oferecendo descontos, exclusividade e promoções para os compradores mais fiéis à sua marca.

Calcular o valor do tempo de vida do cliente (lifetime value)

Esse índice permite provisionar o lucro líquido que cada consumidor trará para a empresa e quanto tempo será necessário para se obter o retorno do investimento, feito para conquista-lo. É um modelo preditivo de marketing, ou seja, ajuda você a estimar o tempo de vida e valor de cada comprador no seu negócio.

Orçar o custo de aquisição do cliente (CAC)

Cada novo comprador tem um custo para o seu negócio. Para descobrir esse valor é simples: divida todos os gastos na aquisição de novos clientes (despesas de marketing) pelo número de clientes conquistados, em um determinado período.

Enviar mensagens segmentadas e personalizadas

O banco de dados permite que você conheça toda a jornada de compra do seu cliente. Por isso, fica bem mais simples enviar mensagens direcionadas a eles, contribuindo para o aumento da taxa de abertura de e-mails e até mesmo a recompra.

Traçar ações futuras

Com o acesso ao database e entendendo profundamente como os compradores se comportam, a empresa consegue traçar um plano de comunicação consistente, fazer ajustes quando necessário, antecipando tendências e novos movimentos do mercado.  

Como o database marketing melhora os resultados da empresa?

A partir do momento que você tem controle da gestão estratégica da base de clientes, ampliá-la fica mais fácil. O database marketing serve como um guia de bom relacionamento com o seu comprador e para dar certo precisa dos recursos adequados e do comprometimento de toda equipe.

Separamos algumas boas práticas para aproveitar ao máximo esse tipo de marketing:

Colete dados precisos e relevantes

Certifique-se de buscar as informações de atuais e potenciais clientes. Ao fazer essa coleta, compartilhe com o setor de marketing da organização.

Transforme os dados em conhecimento

Organize e analise os dados coletados para que possam ser úteis para as ações de comunicação. Lembre-se ainda de mantê-los sempre atualizados.

Use os dados de maneira inteligente

Com as informações já estruturadas, classifique e segmente os seus compradores, defina uma estratégia de relacionamento com cada um desses nichos de cliente.

Acompanhe a sua base de dados

Trate, higienize e atualize as informações da sua base periodicamente. Dessa maneira, você garantirá cada vez mais uma análise mais precisa da sua carteira de clientes.

Busque sempre ter mais dados

Não pare de registrar tudo sobre o seu cliente. O mercado muda rapidamente e é preciso acompanhar como o seu público lida com essas transformações para fazer adaptações no seu negócio.

O database marketing pode ajudar a sua empresa a tomar decisões mais estratégicas e conhecer melhor o perfil do consumidor. Essas duas funções são vitais para um bom desempenho no mercado. Quer saber mais em como implementar esse método no seu negócio? Entre em contato conosco!

 


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