Como construir ilhas de produtos que fazem sentido para o cliente

Postado por em 21,out 2017

Como construir ilhas de produtos que fazem sentido para o cliente

Você sabe o que são ilhas de produtos? E como elas podem funcionar muito bem para um pequeno varejista promover sua mercadoria e aumentar suas vendas, como fazem as redes de supermercados e as grandes lojas de departamento? Se você quiser se comunicar diretamente com o consumidor de forma atrativa, promover e destacar certos itens da loja, não deixe de considerar essa estratégia de marketing de alto impacto e grande efetividade.

Você será capaz de atrair os clientes por meio de uma ação promocional diferenciada, que os envolva até mesmo de forma emocional. O resultado será certamente muito positivo no fechamento das contas, no final do mês. 

Ficou interessado? Entenda melhor do que se tratam as ilhas de produtos, a sua importância e como organizá-las adequadamente no seu estabelecimento!

Afinal, o que são ilhas de produtos?

As ilhas de produtos consistem em espaços onde se encontram os produtos fora do local onde normalmente estão em exposição, como as prateleiras e biombos. Uma ilha de produtos será um tipo de “ponto extra” para a apresentação de uma mercadoria em locais estratégicos.

Sua função principal é incentivar a venda, conquistando os clientes por meio de campanhas ou promoções. Ela é formada normalmente por um quadrado de no mínimo 1,20 m por 1 m e fica localizada entre os corredores ou em pontos da loja onde o fluxo de clientes for maior.

Ilhas de produtos podem ser patrocinadas por fornecedores, em negociações mensais ou anuais. Mas a ideia é que os produtos expostos, em espaços devidamente planejados, ofereçam algum diferencial relevante para merecer um amplo destaque.

A utilização das ilhas pode estar relacionada às estações do ano ou datas comemorativas, por exemplo, e podem ter um ponto fixo no local, dependendo da marca.

Qual a importância das ilhas para a promoção de um produto?

Imagine as prateiras de um supermercado, abarrotadas de produtos de diferentes marcas. É fácil imaginar que os clientes se percam em meio a tantas coisas, já que por ali nenhuma delas recebe um bom destaque.

Grande atratividade

Então, o cliente caminha por entre os corredores do lugar e se depara com uma ilha montada bem adiante ou no meio de sua passagem. A proporção do espaço chama a atenção dele por si só, mas ainda conta com cartazes, imagens atrativas ou formas como pirâmides, feitas com os próprios itens destacados para a venda.

Com certeza os olhares estarão voltados para o que é oferecido ali, independentemente de ter um interesse prévio ou não em comprar aqueles produtos. Uma ilha de produtos facilitará a comunicação da empresa com os seus consumidores e ampliará fortemente as vendas.

Valorização do merchandising

Os conceitos de ponto extra e ilha de produtos são abordados no Trade Marketing, valorizando o trabalho na área de merchandising.

O merchandising é um conjunto de estratégias mercadológicas elaboradas para a apresentação de um ou mais produtos ao seu público-alvo, contribuindo para aumentar a competitividade do seu mix de produtos, em relação a concorrência.

Essa ferramenta do marketing é bastante utilizada nos pontos de venda e se relaciona de forma direta com a experiência de compra dos clientes. O foco é trabalhar com a motivação, de modo a envolver o cliente ao ponto de influenciar positivamente sua decisão de compra.

Como construir uma ilha de produtos?

As ilhas de produtos são uma grande ideia para vender mais. Porém, organizar esses espaços não é assim tão simples quanto pode parecer.

Tudo deve ser muito bem elaborado, pois é justamente a disposição dos itens que influenciará nas vendas que espera obter. Veja algumas dicas importantes para que você possa implementar essa ação de marketing corretamente na sua loja:

Foque no apelo para o seu público-alvo

Uma ilha de produtos não deve ser construída de forma aleatória. Para organiza-la, você deve pensar no que mais for demandado pelos clientes. Quais são os elementos que podem ser usados para cativá-los?

Aproveite esse momento para criar um tema para sua ilha. Se for possível, tente representar uma história ou ideia bem cotidiana. Exposições temáticas sempre atraem o consumidor.

Pode-se explorar um feriado, uma estação ou qualquer outro tema que esteja em alta naquele momento. Assim fica mais fácil unificar os elementos decorativos do seu ponto extra.

Saiba como aproveitar o espaço disponível

Amontoar os produtos no espaço que você encontrou não é a melhor solução para exibi-los.

A ilha deve ser bem planejada, caso contrário, parecerá uma aglomeração caótica de itens. Ao mesmo tempo, não é bom deixar grandes espaços vazios.

É interessante que a ilha seja visualizada a partir de uma boa distância. A estrutura deve ser grande e facilmente acessível.

Troque os produtos das ilhas com frequência

Deixar as ilhas fixas com os mesmos produtos ou o mesmo tema por muito tempo pode fazer com que a exposição perca a credibilidade. As pessoas podem notar facilmente que o espaço não é renovado, e assim o ponto de vendas perde seu destaque.

As ilhas devem apresentar ofertas temporárias. Isso alimenta o sentido de urgência do consumidor em levar os produtos para casa antes que acabem.

Organize as cores e informações harmonicamente

As cores têm influência psicológica muito grande nos consumidores. Elas despertam emoções e diferentes tipos de impressões. Por essa razão, é imprescindível saber combiná-las de forma harmoniosa.

Não exagere nas tonalidades do merchandising. Isso pode deixar sua ilha visualmente poluída pelo excesso de informação. 

Deixe os preços em evidência

Os preços devem ter um bom destaque também. Esta é uma informação crucial para o consumidor. A área central costuma ser um ponto de maior relevância para os olhares do cliente. Portanto, pense em colocar as informações de preço em locais de fácil visualização.

Deixe as indicações de preços à altura dos olhos para que o consumidor encontre facilmente os preços dos produtos em oferta. Se os preços estiverem acima ou abaixo dessa altura a atenção do consumidor pode ser dispersada e as chances de ele levar as mercadorias para casa diminuem. 

Já tirou suas dúvidas a respeito das ilhas de produtos? Certamente elas farão a diferença no seu negócio. Verifique o seu relatório de vendas anual, ele pode ajudar no planejamento dessa ação de marketing.

Use database marketing

E se você já conta com uma base de clientes, para conhece-los melhor, saber de seus interesses e especialmente fazer uma análise do seu comportamento de compras, ficará mais fácil identificar quais produtos colocar na ilha e como organiza-los para influenciar as aquisições por impulso ou por associação a outros itens.

O conceito de database marketing está justamente relacionado à estratégia de coletar os dados como o objetivo de se relacionar com os clientes, fidelizá-los e realizar ações promocionais de produtos ou serviços de forma cada vez mais eficaz.

Gostou desse texto? Aproveite e entre nosso blog para ficar por dentro de outros posts e notícias de seu interesse.


Tags



Voltar

Seguir

Receba as novidades na sua caixa de entrada