Inovar através de base de dados…é possível?

Postado por em 16,maio 2016

Inovar através de base de dados…é possível?

Uma matéria da revista Veja do último dia 04 de maio – Caminhos para inovar –  elenca 03 pontos chave para um pais estabelecer um novo modelo de desenvolvimento mais sustentável, em plena sinergia com a era da informação e na qual, a tecnologia tem importância fundamental. São eles: conectividade, dados e empreendedorismo inovador.

Nesta direção, recentemente o Conselho Nacional de Justiça determinou a unificação dos dados dos cartórios do pais. Se assim ocorrer e o ato não ficar apenas na retorica, o Governo terá oportunidade de aumentar eficiência e aumento de produtividade em toda sua gestão.

Para se ter uma ideia do poder dos dados, a mais de 150 anos atrás, a Inglaterra unificou e disponibilizou os dados dos seus cartórios de registro civil. Na ocasião, o Reino Unido provou de uma explosão de informações, que permitiu medir o que antes era impensável medir, como por exemplo: mortalidade infantil e expectativa de vida.

Além do aumento significativo da informação para a gestão pública, essa unificação e o livre acesso aos dados abriram portas para o setor privado gerar muitos novos negócios. Pois segundo o autor da matéria, dados são mais preciosos que o Pré-Sal.

Se isto é verdade, nós aqui no atlântico sul, ainda estamos bem rasos no assunto do trato com os dados, pois o petróleo de superfície, ainda hoje o mais explorado no país, nos custa bem caro em toda a cadeia de produção. Da extração à oferta comercial. Pois nos falta produtividade e, a burocracia estatal junto à pesada carga tributária, nos impede realmente de fazer bom proveito deste insumo natural. Sem contar a corrupção!

E se os dados assim forem…mais valiosos que o óleo negro a ser extraído pra lá da camada de sal, na profundeza dos oceanos, vamos garantir que a iniciativa privada faça bom uso deste “insumo natural”, para promover o empreendedorismo inovador – outro ponto chave do modelo de desenvolvimento sustentável – pois assim novas frentes de negócio irão garantir a geração de empregos e riqueza a este nosso Brasil, tão solapado por uma política de quinta categoria, que resisti em não nos deixar. Dados da Vida Real!


Tags

> > >



Voltar

Seguir

Receba as novidades na sua caixa de entrada