
O homem sempre teve em mente, de uma maneira ou de outra, a ideia de quantificar as coisas. E veja só…como as quantidades tem o poder de explicar e de gerar mais perguntas.
O site do IBGE, que apresenta um conjunto de informações sobre os nomes dos brasileiros, ilustra muito bem isto. E vale dizer que a disponibilização de dados públicos tem um grande poder de explicação sobre questões de caráter nacional e até de foro pessoal. O IBGE presta um valioso serviço neste sentido.
Sempre quis saber o porquê da escolha do meu nome e dos meus irmãos. Minha mãe nunca externou muito bem suas razões. Apenas dizia, e continua dizendo, que os nomes dos 04 filhos têm 06 letras. Essa “numerologia” parecia ter um poder cabalístico sobre a família. Bom…nada que eu ou os meus irmãos tenhamos percebido desde então.
Fato é que consultando o IBGE dos nomes (http://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search) fiz a simples constatação que minha mãe foi mais uma vítima dos modismos da época. Não fui batizado com algum nome de jogador famoso de futebol, mas eu e meus irmãos fomos todos batizados, com nomes que ganharam bastante popularidade na época dos nossos respectivos nascimentos. Por que? Pergunta que permanece sem reposta!
Bom, essa é certamente a função dos dados. Responder algumas das suas questões e por consequência…gerar mais perguntas que deverão ser respondidas por outras fontes de informações ou outro banco de dados. Vida que segue!
Vale a consulta na base do IBGE. Quem sabe você também arruma algumas respostas para questões pessoais. E certamente espere por mais perguntas. Dados da vida real!
Tags
> Banco de Dados > comportamento > Dados Públicos > história > IBGE