Dona Jonilda poderia ser apenas mais uma moradora da pequena e pacata cidade de Paulista, no seco interior do Estado da Paraíba. Pobre e sem recursos, como a grande maioria dos municípios do nordeste brasileiro, os poucos mais de 10 mil Paulistenses vivem basicamente dos escassos recursos do Fundo de Participação dos Municípios e dos programas federais como o Bolsa Família.
Mas Jonilda Alves Ferreira, uma professora de matemática de 44 anos de uma das escolas públicas de Paulista vem fazendo a diferença. E como! Desde 2002, na ocasião do inicio de seu trabalho no magistério local, ela vem transformando as estatísticas do município em todos os sentidos.
Pelo ponto de vista estritamente das estatísticas de governo, na questão da qualidade da Educação, o município de Paulista já é um ponto bem fora da curva. Desde que Jonilda resolveu lecionar Aritmética e seus derivados, ela e seus alunos do ensino fundamental vêm colecionando medalhas e mais medalhas, na Olimpíada Brasileira da Matemática, competição promovida pelo Governo Federal, para revelar novos talentos no mundo dos números.
Vale dizer que esse fato poderia apenas alterar as métricas educacionais do Estado da Paraíba. Mais um número para um gráfico de Excel produzido por algum servidor público. Mas não! Há muito mais números e resultados por trás dessa revolução educacional promovida silenciosamente por Jonilda, sem condição mínima de exercer sua atividade de professora, com falta de material e estímulo dos seus pares.
Ela, munida de um grande senso de criatividade e determinação, encarou esse enorme desafio e vem demonstrando a matemática aos seus queridos alunos, de forma lúdica e na prática, com aulas em pizzarias, farmácias; tudo para deixar claro e evidente como os números estão no nosso dia a dia, e são simplesmente essenciais e fascinantes.
Eles não só efetivamente estão aprendendo e sendo congratulados com medalhas e bolsas de estudo, mas estão ganhando muito mais. Das consequências produzidas pelo ganho de conhecimento e superação das dificuldades no aprendizado, esses alunos conquistaram muito mais auto-estima e estão obtendo notas melhores na outras disciplinas. Pois a habilidade de fazer contas e lidar com os números, certamente aumenta a capacidade de raciocínio, em tudo que vier pela frente. E Dona Jonilda, já ficando famosa por toda essa façanha através da Matemática, recebeu oferta de novo emprego em escola particular, com mais salário e bolsa de estudo para os filhos.
E portanto, nosso Brasil precisa urgentemente multiplicar Donas Jonildas por todo o seu vasto território, e eu tenho certeza, que até o índice de produtividade de criação de girinos na Lagoa da Conceição, na bela Florianópolis, vai aumentar.E muito! Dados da Vida Real!
E veja abaixo a turma de alunos e a professora Jonilda, em foto publicada na matéria sobre o tema Educação, na Revista Época Negócios, deste mês de Janeiro.
Tags
> Estatística > Matemática > Revista Epoca