Glen Whitney poderia ser apenas mais um professor de Matemática, dando aulas em alguma universidade da America do Norte, e no seu tempo livre – pelo seu amor à diciplina de Pitágoras – continuar ajudando alguns grupos de alunos a superar suas dificuldades na matéria.
Mas não! Como na busca de uma solução para um grande quebra-cabeça, ele resolveu abrir mão das suas posições profissionais para sair atrás de respostas, para enunciados de problemas que ele ainda não havia conseguido resolver. Como:
- Por que a maioria dos estudantes não gosta desta disciplina que eu tanto aprecio?
- Por que a Matemática, que faz parte do nosso cotidiano, vive tão isolada nas instituições acadêmicas, gerando interesse apenas alguns grupos reduzidos de alunos?
- Como remover as barreiras que distanciam a Matemática da maioria das pessoas e demonstrar que o tema é acessível a todos nós “mortais” ?
Glen depois de tanto pensar e fazer muita conta, ele arregaçou as mangas, concebeu e executou um plano mirabolante para encaminhar soluções aos tais questionamentos, até então sem respostas. E colocou de pé um museu integralmente dedicado a Matemática.
Numa referência direta e divertida ao Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), lá mesmo na Big Apple, ele criou o: MoMATH (The National Museum of Mathematics)
Com o objetivo principal de demonstrar ao grande público, em especial aos desiludidos e descrentes na própria capacidade de sorver conhecimento da “matéria”, ele criou todas as condições para que as pessoas possam experimentar e vivenciar os mistérios dos números, suas formulas e equações. Diz ele…”onde todos podem literalmente colocar as mãos – pois tudo é interativo – demonstrando como a Matemática encaminha muitas das soluções para várias questões do nosso dia a dia”. Dados da Vida Real!
Passando pelo Brooklyn, Bronx, Staten Island, Queens ou Manhattan, não deixe de conferir: MoMATH – 11 East 26th Street, New York, NY 10010. E mesmo não estando por lá, vale a visita vitual: www.momath.org
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