Bond…James Bond! Já se vão 50 anos, deste que é uns dos bordões mais famosos do cinema. E como qualquer fenômeno que gera história, as estatísticas são no mínimo curiosas. Para citar algumas:
Em 23 longa-metragens já produzidos, o agente secreto mais perseguido da história da 7ª arte…já dirigiu 32 belas máquinas e “amassou” mais de 50 amizades coloridas!
Como não há almoço de graça, mesmo em se tratando de James Bond, no bottom line, vale saber qual dos atores mais rendeu em termos de bilheteria. Igual a uma campanha de Marketing Direto, na indústria do cinema, se calcula o ROI. Em poucas palavras ou…fotogramas, o retorno financeiro obtido por cada dólar investido.
Como vocês podem observar no gráfico abaixo, que apresenta a rentabilidade histórica da série de filmes, apesar ainda da sua fama em alta, o cinquentão 007 já não é mais o mesmo em termos de “Return on Investment”, o tal do ROI.
De cada um dos 06 atores que incorporam o famoso personagem, a atual versão com o inglês Daniel Graig obteve média de apenas U$ 3 por dólar investido. Contra a média do legendário Sir Sean Connery – diga-se de passagem amigo íntimo de Elisabeth – do que nada mais, nada menos, U$ 34 por cada da uma as “verdinhas” investidas nas 5 primeiras edições, em que ele protagonizou. Sendo o pico atingido, por incrível que pareça, no primeiro longa metragem – o Satânico Dr. No – com um retorno recorde de U$ 59. Os números não negam… já não se faz agentes secretos como outrora! Dados da Vida Real!